terça-feira, 29 de abril de 2008

Sempre dá pra ser pior!

"Pior do que não saber ler, é não ler"

Concordo em gênero, número e grau.

Analfabeto ainda tem um porquê, mas foda mesmo é quando você escuta algo como:

"Ah, é que essa coisa de ler não é muito a minha praia".

Me dá até vertigem estar por perto pra ouvir essas coisas. É tipo uma sensação de embrulho no estômago de fazer cara de nojo e torcer o nariz e não poder falar nada, senão ainda passo por doida, nerd, chatona.

Ok, isso desfaz meu sorriso, mas, agora, quer virar meu inimigo, paga de quem lê!

Piooooorrrrr do que não ler é fingir que lê!!

Gente que compra livro porque acha legal, mas não lê.
Gente que quer porque quer pra ela o livro que assessoria de imprensa manda, mas não vai ler.
Gente que tem a cara de pau de virar pra um autor de um livro de 400 páginas e dizer que vai ler, quando não leu ainda nem o rótulo do shampoo durante o banho...

Alguém avisa que livro não é garrafa de licor barato colorida que você só compra pra enfeitar e nunca na vida vai ter coragem de tomar. Vai ficar lá até mofar e azedar até que é jogada fora.

Isso é pra mim tipo a morte. Melhor, é a vontade de matar.
Sério, tem uma amiga minha que diz que devia ter uma lei na qual, em alguns casos, o suicídio devia ser obrigatório. Aí teria o carimbinho do "Suicídio é um dever".
Eu já ia ter carimbado gente pra caramba e olha que eu sou considerada da ala moderada da população mundial.

Tem também aquela galera que não admite que não leu coisas que a maioria das pessoas não leu mas diz que leu porque é gafe não ter lido. Tipo "Admirável mundo novo", "Cem anos de Solidão", "Memórias Póstomas de Brás Cubas", "Crime + Castigo" e o melhor é "O Capital" do Marx. Pelo que eu tenho ouvido por aí, esse é o livro mais lido best ever desde 1867.

Eu não li o Capital. Ta, li dois capítulos fotocopiados na faculdade...pior, né?
Não li Admirável mundo novo (vi o filme, serve?).
Li sim "Cem anos de solidão", e quem não leu ainda não pode morrer.
Li "Memórias Póstomas blá blá blá". Posso fala??? Não gosto de Memórias Póstomas, so what?
Do Dostoiévski só li "O Jogador", adorei. Ainda lerei o famoso "Crime+Castigo", apesar da preguiça que rola de ler livro famoso...

E tenho dito: Viva a literatura!!! (menos a prateleira de best sellers). Viva quem lê! Carimbo no resto!!!! (menos em quem não sabe ler)

8 comentários:

Luís Joly disse...

Confesso que tenho dificuldades de concentração com livros enormes (talvez por isso, os livros que escrevi não passam de 300 páginas).

Ler é algo absolutamente necessário e imprescindível. Leio desde rótulos de shampoo até reportagens em revistas segmentadas que ninguém gosta.

Quem não lê, bom sujeito não é.

Luís Joly disse...

Ah, e a Mundo Estranho é o máximo. Entrei lá por causa do Chaves, e não saí mais. Já escrevi sobre assuntos completamente distintos, assuntos e temas nem um pouco relacionados, literalmente de arrepiar o cabelo! :-)

Falando em 10 mais, já fiz um sobre as 10 mortes mais estúpidas de todos os tempos...Seria cômico se não fosse trágico.

Luís Joly disse...

Ih, vai que aparece algum familiar de um dos mortos... Sim, pq tem brasileiro na lista! E mais de um. Posso mandar a matéria por email, se quiser.

Já imaginou alguém serrando a própria cabeça pra provar que é mais macho que o outro? Pois é. Tem isso na lista.

Eliza Lynch disse...

ah, mas esse devia ta na lista dos mais burros do mundo e não das mortes mais bizarras!!
Que anta!

Patty Diphusa disse...

Que lista, Joly..Deve ser engraçada, no mínimo...

Eliza, eu não posso passar na Fnac que compro um livro ou cd. Depois me lembro que prometi nunca mais comprar livro até ler os que estão em casa me esperando. E a história se repete.

Outra coisa, dá um desconto pra moça que diz pro autor que vai ler o livro. O que vc queria que ela dissesse? Ah, legal o livro, vou ver se alguém do almoxarifado quer, tá?

Bjs, fique calma.

Luís Joly disse...

Falando tanto assim em livros, você bem que podia aproveitar a deixa e ler um dos meus. Certamente não é tão complexo ou exemplar como "O Capital", mas pelo menos você conseguirá terminá-lo (não me leve a mal, é que é sempre bom ter uma formadora de opinião entre os leitores ..:-).

Eliza Lynch disse...

Patty, e eu que outro dia tava entrando na Fnac pra comprar um livro, quando vi uma lojinha de sapato do lado.
Livro...Sapato!!
Gastei o dinheiro do livro no sapato, mas tudo bem pq eu super uso o sapato pelo menos hehehe.

Joly, eu não li O Capital. Eu disse que eu leio, não disse que lia coisas complexas hehe.

Tem uma amigo meu que já leu os seus livros, ele sabe tudo sobre Chaves e cia.

beijos

Anônimo disse...

paid groups centrality rubber publishes succeeded continually chrisbrogan reprinted organization daylong
lolikneri havaqatsu