quinta-feira, 10 de abril de 2008

É o Mestre

Depois de Foucault e Nietzche, para dizer que o que é não é e o que não é é ou talvez não seja nada disso, a gente ganhou o Millôr.

Sério, tudo de estranho e que parecia loucura e completamente desimportante que eu já pensei na vida, Millôr explica.

Tudo o que o Froid explica, Millôr explica melhor.

Quase enlouqueci uma vez pensando que se tudo é relativo, então até a relatividade deve ser relativa, então deve haver algo que seja absoluto, mas que isso também pode ser relativo...buááááá.!!!!

Por que esse bando de bobagem divide o espaço no meu cérebro com músicas como "Flinstons, Iabadabadabadubaaaaa" e " Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada..."????

Andava muito atordoada com questões complexas, porém inúteis e sem respostas ocupando meus neurônios que só queriam na verdade um macaco batendo pratos...

Daí, fui lá no UOL FRASES, ou algo sim...dar uma olhadinha no Millôr e eis que:::

"Toda regra tem exceção. E se toda regra tem exceção, então,esta regra também tem exceção e deve haver, perdida por aí,uma regra absolutamente sem exceção".

UFA! Menos uma dúvida no meu mundo!

Um outro dia aí entrei em crise.
Foi assim ó!

Meu namorado me disse que a minha qualidade/problema é que eu era uma pessoa muito leve.

Mas que eu era tão leve que beirava a superficialidade!!!

(Algum namoradomaridopeguete já te chamou de superficial com a maior calma do mundo??)

Aí eu falei: "É memo?? Pq?"

Ele: Pq eu sei que vc é inteligente, mas vc não faz questão de demonstrar...prefere só falar de amenidades e fazer piadas. É tudo muito divertido, mas falta profundidade no nosso relacionamento.

Eu: Ahm... Do que você quer falar? Existencialismo Alemão ou Dialética marxista? hahahahahahaahhahaah! Quem gosta de profundidade é submarino!!! ÉÉÉÉÉ

Ele: Ta vendo o que eu to falando. Você banaliza tudo!

Eu: Filho, seguinte: primeiro, como você sabe que eu sou inteligente se eu não demonstro. Segundo, caso eu seja, porque eu deveria demonstrar ser inteligente? Terceiro, o que é profundidade pra você?

Ele: Você se preocupa com a briga da Ziguifrida com Maroca porque uma roubou o namorado que a outra amava e ela ta sofrendo, se preocupa com a amiga que foi demitida injustamente, com o amigo que ta deprimido e desistindo de viver e com o nosso namoro...vc dá muita importância a essa coisa de amizade, com o que o seus amigos passam e com o nosso namoro...

Eu: Ahm...ta...pera...?????????????????????????????????????????????????????? Vamo de novo, vai... Você ta dizendo que eu sou superficial por me importar com valores pequenos como amizade, lealdade, ética, justiça nas relações humanas...Sei...
Porque profundidade é o que você exerce quando entra num restaurante e repara de cima a baixo na roupa de todo mundo...nem parece um jornalista, parece um figurinista.
"Por que fulana tem uma barriguinha" "Aiiii, esse sapato naõ dááá, tira de perto de mim" "Gente, quem é aquela menina vestida de caneta marca texto???" "AAAA, laço? laço? Renda? renda?, Cruz credo, é cada um".
Ou
"Amor, fulano é mais bonito do que eu" "Amor, seu ex era melhor que eu" "Amor, com ou sem boné? Com boné eu pareço mais novo, né?"
Ou
"Eu já te disse que ela é rica. Ela é muito rica. A casa dela é muito chique" (chegando numa festa na casa de uma amiga dele)
"Quando eu for famoso e tiver dinheiro, eles todos vão ver!! Vou me sentir vingado"

São pérolas e pérolas da pessoa que me acusou de não ser profunda.

Sabe que na hora uma acusação dessas pesa, apesar de você lembrar que a tal pessoa em questão também não vai estar na coleção Grandes Pensadores do Estadão.

Assim, Ó, se você acha que uma pessoa é inteligente, mas ela não fala de coisas inteligentes com você ou mais específicas, talvez seja porque ela acha que esse assunto não tem a ver com você ou simplesmente porque pode ser um assunto muito complexo, mas muuuuuiiitoooo chato pra quem não é da área. Se você ta fora de contexto, às vezes lugar de gênio é mesmo na garrafa.

E outra...Demonstrar inteligência propositalmente???? HEIM?????
Isso é coisa de burro.
Sabe, eu decoro uma frase ou outra pra soltar na mesa de bar do Millôr, mas assumo pra todo mundo que é da minha coleção "Frases para impressionar no buteco".

PELAMORDEDEUS, ninguém precisa ficar pagando de erudito e letrado por aí!!
Se você se garante pra você mesmo pode até se dar ao luxo de escrever internetês, miguxês e sem acento de vez em quando!!!
E a única garantia legítima que dá pra ter é que a gente não sabe quase nada sobre praticamente tudo...mas lógico que toda regra tem sua exceção (assim que se escreve???)!!!

E por isso eu termino esse post com uma frase do Cara, Millôr.

"Me surpreendo com a capacidade que eu tenho de tirar reflexões profundas de coisas completamente banais e com a completa falta de capacidade de refletir sobre coisas profundas"

Ok, admito! A frase não é exatamente assim, mas o livro não ta aqui, ta! E anyway, foi isso que ele quis dizer...eu acho.

6 comentários:

Roney Maurício disse...

Ei generala,

corda toda, heim? Prometo voltar depois, com mais tempo...

(putz menina, libera o comentário!)

Patty Diphusa disse...

Nossa, estou profundamente chocada com a profunda incoerência de seu boyfriend. E concordo profundamente que demonstrações de inteligência em público (estou falando do boteco, tá) não são aconselhadas. Nossa, Eliza se parece muito com patty, podiam ser irmãs. rs.

Bom, vc está profundamente certa nas suas reflexões e algumas pessoas que tomem cuidado pque senão vão descobrir muito tarde que, como diz o próprio Millor, the cow went to the swamp.

bjs mil, doce Eliza...blogue mais, vc faz isso muito bem.

Eliza Lynch disse...

Roney, volta mesmo!!
Não entendi "libera o comentário", como assim???

Patty, meiga só vc e meu pai que acham hahahaha.
Vc me deve um jantar!!
Vc cozinha!
beijo

Ana Paula Siqueira disse...

adoreeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii você!!!
Tive crises de risos com seus textos!
Muito bom!
Volatrei mais vezes!
beijo

Ana Paula Siqueira disse...

volatrei = voltarei..
rsrs dedos mais rápidos que o pensamento, sorry

Eliza Lynch disse...

Oi Ana Paula!
Opa! Bem Vinda!
Vc entrou no meu, agora vou lá ver o seu também.

beijos