segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Relatos de Viagem - CUBA e seu eterno tempo

Quando voltamos a Havana, 10 dias depois, parecia que já havíamos estado lá muitas vezes. Conhecíamos as ruas, falávamos delas com a familiaridade que carregávamos pela Vila Madalena. Tínhamos nossos lugares habituais, nossas mesas cativas  nos bares e restaurantes, ainda que estivéssemos sentados ali pela segunda vez.

Havia até nosso garçom de confiança, o Dennis. Ele atendia num bar improvisado, num sacada, que eles chamam balcón - soa mais romântico – e ficava dentro de uma casa na famigerada rua Obispo, apenas a duas quadras de onde nos hospedamos nessa segunda vez, na rua Bernaza.

Casa da senhora Velúvia.
Um apartamento muito grande para uma senhora. Pareceu muito sozinha. Sempre disposta a conversar conosco, fazer perguntas, nos contar histórias. Mas parecia nunca sair de casa.

Um dia me disse que uma empresa venezuelana chamada Telesar teria saído do Brasil a mando do Maduro por conta do impeachment da Dilma. Contou também que haviam muitos protestos no México por conta do  subsídio do petróleo.
E se irritou muito com umas hospedes coreanas novinhas e barulhentas que haviam passado uma noite ali. Confesso que também me irritei.

Um dia amanheceu frio e Havana. O inverno finalmente resolvera impor sua presença no Caribe. Olhando da sacada da senhora Velúvia, em direção à rua onde ficava a praça que fazia cerco ao famoso Floridita, só esperava Jorge voltar.

Tive a sensação de ter se passado muito tempo, tempo o suficiente pra ver o inverno chegar a Cuba. Eu, as sacadas de panos e o inverno.
A maioria vestia casacos, cachecóis, bonés, boinas. Porém sempre tinha quem insistisse em sair de regata.Gostei da sensação do sol que me aqueceu por alguns segundos e depois se escondeu.

O tempo passava intenso e incessante e eu olhava a pequena travessa esperando um sinal, aflita porque Jorge não chegava. Mas mais  ainda  com a volta ao Brasil. Não importava que eu não estivesse pronta pra recomeçar, eu teria que fazer isso de qualquer jeito. O tempo eterno havia terminado.

Nenhum comentário: